Na terceira reportagem do 3810, o arquitecto José Manuel Fernandes apresenta as arquitecturas de regra, ilustrando como exemplos: a volumétrica geral e a imagem minimalista do departamento de Geociências (arquitecto Eduardo Souto Moura), a evocação da tradição das fábricas da beira litoral e expressão fabril do departamento de Engenharia Civil (arquitecto Joaquim Oliveira), as janelas de forma quadrada do Departamento de Física (Arquitecto Matos Ferreira) e a parede envidraçada dos edifícios dos laboratórios (Arquitecto José Rebelo de Andrade).
São, ainda, apresentados edifícios com funções complementares, tais como: As residências de estudantes e os seus tijolos matizados com diferentes cores e texturas do autor José Alberto Dias, o poli-desportivo dos arquitectos José Almeida e Victor Carvalho e o complexo do Castro (autores Francisco e Alberto Mateus).
P.S.: Com o mencionar do nome do arquitecto Souto Moura, pretende-se que este blog esteja no ranking das pesquisas de arquitectura, dado que o arquitecto vence o prémio Pritzker 2011, o Nobel da Arquitectura. O departamento de Geociências vai ser mais um alvo turístico da Universidade ;D Para mais informações, consultar:
http://www.publico.pt/Cultura/souto-mour
Ficha Técnica - Programa 3810
Jornalistas:
Câmaras:
Edição:
Caracterização: Paula Almeida
Cabeleireiro:
Design Gráfico:
Música Original:
Responsável Operacional DVD Authoring:
Assistente de Produção:
Produção :
Realização:
Coordenação Geral:
Colaboração: