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Terça-feira, 15 de Fevereiro de 2011
Projecto UARhere arranca a todo o vapor

 

Resumo: Enquadramento e exploração da proposta de projecto: - O Projecto UARhere, - Motivação, - Inserção de marcos importantes e planeamento temporal

 

O projecto UARhere é uma estreia.. Sim, uma estreia. Estreia de conhecimentos e novas aprendizagens. É de referir que, enquanto grupo multimédia, a inexperiência, de facto, sempre nos acompanhou - o que é fantástico porque a humildade perante o conhecimento é, talvez, o valor mais importante para a equipa, sendo o que permite a sua progressão a todo o vapor.

  

O projecto UARhere

  

A Universidade de Aveiro herda um vasto património arquitectónico que espelha os seus trinta e oito anos de história. A informação e os registos deste património encontram-se dispersos e, nem sempre, acessíveis a todos. Como analisar o passado, é perceber o presente e o futuro – o desafio é construir uma aplicação, com recurso a tecnologia 3D, que permita visitas virtuais do campus. Os proponentes e orientadores deste projecto são os professores Rui Raposo e Nuno Ribeiro.

Tendo por base a leitura da proposta, o grupo interpretou como objectivos do projecto:

- Levantamento da evolução do Campus de Santiago;

- Construção de uma aplicação que permita visitar de forma virtual o campus ao longo do seu historial;

- Construção de uma imagem fidedigna da História do Campus; 

Porém, é de referir que proceder-se-á ao aprofundamento e esclarecimento de informações sobre o projecto junto dos professores-orientadores.

 

Motivações da Equipa (Porque escolhemos este projecto?)

 

As razões que motivaram o grupo de trabalho a escolher o projecto UARhere, foram: o interesse, desde o primeiro ano, pela (re)criação de ambientes tridimensionais e o gosto pela pesquisa, recolha de materiais e informação necessária a projectos que recorram à integração de objectos 3D, com todas as suas variantes, desde a modelação, texturização, iluminação entre outras. Neste projecto, especificamente, a nova aprendizagem passará pelo software Unity 3D, que tanto engloba essa vertente tridimensional como abarca um pouco de programação em javascript que também é considerada bastante interessante pelo grupo, dada as enormes possibilidades ao nível da animação. Para esta equipa multimédia, UARhere apresenta-se como um projecto desafiante, inovador, repleto de desafios, ideal para o preenchimento das necessidades da equipa que, ao longo do seu percurso, tem optado por elaborar projectos e iniciativas com desafios permanentes e em que o conceito de novidade estivesse sempre presente.

 

E.. Acção!

 

A equipa, ao longo destes dias, tem desenvolvido as seguintes actividades:

  1. Leitura do guião da unidade curricular de Projecto, revisão da aula de apresentação e elaboração de um plano de sessão do Projecto;
  2. Planificação temporal de algumas actividades do Projecto e inserção de marcos importantes como datas relativas a avaliação, OTs de trabalho e workshops/palestras agendadas de interesse;
  3. Aprendizagem do software Unity3D:
    1. Instalação e configuração do software
    2. Obtenção de tutoriais (em pdf e impressos): Unity Game Development Essentials, Will Goldstone, Pack Publishing, 2009; Unity Game Development Essentials, Will Goldstone, Pack Publishing, 2009 e Unity3D Uma introdução, 2009 Thiago Campos Viana;
    3. Obtenção de tutoriais em vídeo: VTC.Unity.3D e Noesis Unity - Módulo I e II;
  4. Pesquisa e aquisição de recursos imagéticos, gráficos e textuais sobre a Universidade de Aveiro, em especial o seu campus, história e evolução; 
    1.  Requisição de alguma bibliografia sobre a história da Universidade de Aveiro, a sua arquitectura, obras de alguns arquitectos de renome: Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura;
    2. Requisição do registo vídeo sobre a Arquitectura da UA, do Edifício de Engenharia Civil e Complexo Pedagógico do programa 3810; 
    3. Análise do Roteiro "Campus da U.Aveiro", entretanto cedido pelo Prof. Raposo
    4. Pesquisa e bookmarking do estado da arte, tendo como perssupostos a sua similitude quer ao nível tecnológico, quer conceptual
    5.  Obtenção de algumas fotografias dos Departamentos e áreas circundantes

Eis o exemplo da obra do arquitecto Firmino Trabulo, Departamento de Línguas e Culturas (1980):

 Fig.1 -Dep. Línguas e Culturas

 

 

Para a próxima..!

Ainda esta semana, pretende-se verem esclarecidos/desenvolvidos alguns dados sobre o projecto - entre os quais, destacam-se:

 


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publicado por palexandre às 21:23

editado por lilianavale em 21/02/2011 às 12:19

1

De marga a 16 de Fevereiro de 2011 às 15:40
Excelente post de arranque! :-) Fico à espera de ver aqui o gantt!


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