Na passada quarta-feira, o grupo do projecto UARhere assistiu a mais uma conversa 2.0. Desta vez,com o convidado Diogo Gomes, docente da Universidade de Aveiro e investigador no Instituto de Telecomunicações, que apresentou a temática das Ferramentas de auxilio à gestão de projectos de software – o exemplo da SVN+CODE UA.
A apresentação subdividu-se em três momentos cruciais: A explicação de conceitos e contextualização das funcionalidades de CODE.UA por parte de Diogo Gomes,o funcionamento da SVN apresentado por Jorge Brás e a apresentação da widget que permite o acesso ao CODE.UA por Rodolfo Costa, ambos membros do Sapo Campus.
Em primeira instância, o docente Diogo Gomes apresentou a problemática que o projecto CODE.UA, vem de certa forma, soluccionar. Na elaboração dos projectos, são várias as ferramentas que cada elemento de uma equipa utilizam – desde e-mails, notas, agendas, post-its,etc. Porém, esquecemo-nos que estas são de uso pessoal e não de colaboração.Assim, surge a necessidade da reunião de um conjunto de ferramentas de auxilio à colaboração que permitam o planeamento do tempo/milestones,gestão de recursos/documentos e saber em cada momento – quem fez o quê e o que foi feito – follow-up. São exemplos: o MS Project, Google Code e SourceForge.Acresce o facto que para equipas de desenvolvimento de software, há ainda a necessidade de efectuar a gestão da sua fonte de código (Source Code Management-SCM), que se subdivide em SVN (subversion project) – permitindo a visão, inserção, remoção e avaliação contínua do código.
Deste modo, o CODE.UA é uma combinação de Redmine que efectua a gestão de informção: em múltiplos projectos-permite o controlo de acessos,gestão documental e a integração de todas as ferramentas (desde e-mails, plugins, forums, wikis, subprojectos, partilhas de utilização) e SVN (código).
De seguida, Jorge Brás apresentou como se estabelecia a comunicação entre os respectivos servidores: De desenvolvimento, de SVN e de produção (este último que gere o blog, fotos, etc) e o trabalho.
Por fim, Rodolfo Costa apresentou a widget criada no Sapo Campus para aceder ao Code.UA e como ter acesso à API. No que diz respeito à equipa, uma vez que para o projecto de labmm5 utilizou o Zoho (www.zoho.com) para efectuar a gestão do projecto, ainda se encontra a repensar se irá subsituir ou não pelo Code.UA.