· A que é que o projecto se propõe? (Necessidade a ser satisfeita)
Solucionar o problema da dispersão da informação sobre o vasto património arquitectónico da UA;
· Serviço
Desenvolvimento de uma aplicação online que permita a visita virtual pelo Campus estruturada num espaço temporal pré-definido (navegação ao longo do seu historial).
· Conceito
Conservação e partilha da memória colectiva no que concerne o espaço da Universidade – geração de um ambiente atraente, centrado no utilizador (UCD), em que esteja presente a interacção e qualidade.
· Visão
Dar a conhecer a Universidade de Aveiro e tem como objectivo tornar-se no suporte mais utilizado e eficiente.
· Missão
Tornar acessível e de forma apelativa, toda a informação relativa à Universidade e é em detrimento da reunião com o cliente – Universidade de Aveiro.
Público-Alvo
o Comunidade académica actual, passada e futura;
o Visitantes do website da UA;
o Estudantes e curiosos de Arquitectura;
o Estudantes e curiosos de História;
Factor de diferenciação do produto/serviço
Fornecer ao seu publico-alvo uma oportunidade única de reviver a evolução histórica e arquitectónica da universidade, usando para tal tecnologia de última geração (que está em constante desenvolvimento) e que se apresenta moldável às várias plataformas emergentes. Pode dessa forma chegar a vários públicos que têm objectivos diferentes, sem comprometer, tanto a sua capacidade de interacção, como o conteúdo a partilhar.
· Parcerias
o Universidade de Aveiro (serviços de Acção Social, Reitoria, Associação de Estudantes);
· Potenciais Parcerias Futuras
o PT, SAPO e Caixa Geral de Depósitos em troca da aposta na Inovação e publicidade virtual, faculdades de arquitectura (aprendizagem);
o GALP (ligação do projecto com o programa de eficiência energética na UA);
o Administração do Porto de Aveiro e Aveiro Digital, a fim do registo digital da história da Universidade.
· Objectivos-Chave
o Recriação de uma visita virtual fotorealista e interactiva do campus de Santiago, em 3D e da sua evolução ao longo da sua História;
o Levantamento da evolução do Campus;
o Criação de uma oportunidade única de reviver a evolução histórica e arquitectónica da Universidade com recurso a tecnologia de última geração (em constante desenvolvimento), moldável às diferentes plataformas.
· Oportunidades do Ciente/Antecedentes
O game engine da Unity permite criar, sem elevados custos de recursos tecnológicos e humanos, uma plataforma de acesso e interacção ao conteúdo partilhado, fácil de usar e intuitivo. O uso deste software em outros projectos que existiram neste departamento, obtiveram um enorme sucesso a todos os níveis, e não seria sensato desperdiçar a oportunidade de criar algo tão importante como a partilha da nossa história, através deste software, aproveitando esse mesmo feedback.
Este software permite também a união das diversas componentes aprendidas nas unidades curriculares desde o primeiro semestre do curso. Embora a componente 3D seja a mais forte, será necessário o recurso, por todos os elementos do grupo, às competências de planificação projectual, programação, edição de imagem, edição de audio, entre outros, que ajudarão na concretização de um projecto de qualidade e de acordo com os objectivos entretanto estabelecidos.
· Promessas Secundárias
Existe a possibilidade de conceber, através das ideias base deste projecto, conceitos paralelos que possa aprofundar a interacção do utilizador. Partilha em realtime e de forma dinâmica de conteúdos (desde dados históricos a fotografias), criação de uma rede social, interacção por realidade aumentada, entre outros.
· Restrições execucionais/obrigatoriedades
É imperativa a necessidade de criar uma imagem e interface de uso centrada no utilizador, através de um sistema essencialmente online. O projecto terá de recorrer à tecnologia usada de forma a potenciar a partilha do conteúdo a promover e nunca o inverso, isto é, não usar o conteúdo e informação a transmitir de forma a promover a tecnologia usada.
· Valores
oRealismo: Pretende-se transpor uma representação do Campus mais próxima da realidade, com qualidade e detalhe;
oInovação: Procura constante pela novidade e unicidade.
oHistória: Preservar e respeitar a história.
oPartilha: Simbiose de aprendizagens. Dado que o projecto se insere no contexto educacional e institucional, faz todo o sentido a partilha de conhecimentos, saberes e experiências.
oFlexibilidade:Adaptar-se a várias circunstâncias e situações : novos desafios, novas tecnologias.
oAmbição: Fazer sempre mais e melhor. Aprender com os erros.
oQualidade: Garantia de qualidade, a todos os níveis e a cada momento