pesquisar neste blog
posts recentes

O motor da aplicação

Mód. TP6 – Testes

Mód. TP6 – Versão Beta

"Não descansaremos enquanto não pusermos o virtUA a crescer"

#1 BASTIDORES: Criação do Pavilhão I

Testes ao projecto Virtua

Jardinagem virtual: Luta contra os bugs!

Informações sobre versão Beta de Virtua

Mód. TP5 – Prototipagem de alta fidelidade (2/2)

Mód. TP5 – Prototipagem de alta fidelidade (1/2)

arquivos

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Quinta-feira, 24 de Fevereiro de 2011
Mód. TP1 – Enq. e exploração da proposta de projecto (parte 2/3)

 Briefing

Uma vez que a transformação da proposta do projecto e a sua conversão em briefing exige uma negociação com os orientadores, foi aconselhado ao grupo de trabalho delinear as expectativas da equipa, no que diz respeito ao projecto e seu produto final. 

Assim, levando em consideração os estudos identificados, foram identificados os conceitos–chave,  a missão, a visão, os objectivos entre outros pontos essenciais para a criação de uma entidade forte, que iremos a apresentar.

 

Palavras-chave: Representação, Inovação, 3D, Realidade Aumentada, Web, engine, Memória, História, Virtual, Interacção

 

O projecto UARhere tem como propósito solucionar o problema da dispersão da informação sobre o vasto património arquitectónico da Universidade de Aveiro. Existem poucas alternativas à obtenção da sua  informação histórica e, parece que os meios tradicionais – como monografias, revistas e os livros predominam no que diz respeito ao seu suporte.

Face a esta realidade, o projecto baseia-se no desenvolvimento de uma aplicação online que permita a visita virtual pelo Campus estruturada num espaço temporal pré-definido (navegação ao longo do seu historial). O mesmo apresenta como conceito a conservação e partilha da memória colectiva no que concerne o espaço da Universidade – geração de um ambiente atraente, centrado no utilizador (UCD), em que esteja presente a interacção e qualidade.

UARhere visa ser a aplicação mais utilizada e a mais eficiente para a finalidade de conhecer/visitar a Universidade de Aveiro, tendo como target a comunidade académica actual, passada e futura, visitantes do website da UA e estudantes curiosos de Arquitectura ou História. Relativamente a parcerias, estas poderiam ser efectuadas com a Universidade de Aveiro (serviços de Acção Social, Reitoria, Associação de Estudantes), PT, SAPO e Caixa Geral de Depósitos em troca da aposta na Inovação e publicidade virtual, faculdades de arquitectura (aprendizagem), GALP (ligação do projecto com o programa de eficiência energética na UA) e Administração do  Porto de Aveiro e Aveiro Digital, a fim do registo digital da história da Universidade.

A equipa de desenvolvimento e controlo projectual apresenta como missão – tornar acessível e de forma apelativa, toda a informação relativa à Universidade e é em detrimento da reunião com o cliente – Universidade de Aveiro que  pode referir-se que este tem como expectativas um serviço de qualidade e que, futuramente, possa aliar-se ao programa de eficiência energética da UA. Porém, é o quociente entre o serviço prestado e o serviço esperado que determinam o valor do produto.

Apresentada a missão, é de referir alguns dos valores pelos quais o grupo se rege. A citar:

·       Realismo

Pretende-se transpor uma representação do Campus mais próxima da realidade, com qualidade e detalhe.

·       Inovação

Procura constante pela novidade e unicidade.

·       História

Preservar e respeitar a história.

·       Partilha

Simbiose de aprendizagens. Dado que o projecto se insere no contexto educacional e institucional, faz todo o sentido a partilha de conhecimentos, saberes e experiências.

·       Flexibilidade

Adaptar-se a várias circunstâncias e situações : novos desafios, novas tecnologias.

·       Ambição

Fazer sempre mais e melhor. Aprender com os erros.

·       Qualidade

Garantia de qualidade, a todos os níveis e a cada momento

No que diz respeito aos objectivos-chave do projecto, a equipa delineou:

·       Construção de uma imagem fidedigna da História do Campus;

·       Construção de uma aplicação que permita visitar de forma virtual o campus ao longo do seu historial;

·       Levantamento da evolução do Campus;

·       Criação de uma oportunidade única de reviver a evolução histórica e arquitectónica da Universidade com recurso a tecnologia de última geração (em constante desenvolvimento), moldável às diferentes plataformas;

 

Efectuando uma análise SWOT do projecto com vista a atingir os objectivos propostos, pode-se concluir que este apresenta:

·       como forças (strengths):

o   Inovação tecnológica;

o   Ligação à Universidade e proximidade com o público-alvo;

o   Facilidade de obtenção de recursos

o   Bons conhecimentos do software 3ds Max por parte da equipa bem como conhecimentos em metodologias de implementação e controlo de projectos;

·       como fraquezas (weaknesses):

o   Poucos conhecimentos do software Unity 3D;

o   Desconhecimento ao nível da arquitectura e enquadramento teórico;

o   Não correlação entre a complexidade do projecto e as deadlines de entregas;

·       como oportunidades (opportunities):

o    Proximidade com o público-alvo;

o    Possibilidade de integração do projecto na Universidade de Aveiro;

o   Atractividade do sector multimédia e potencial crescimento e possibilidade de novos projectos;

·       como ameaças (threats):

o   Pouca ligação com o exterior/concorrência;

o   Inovação constante do software;

o   Restrição dos utilizadores do projecto –Web, exige alguma literacia tecnológica;

Por fim, é de referir que existe a possibilidade de conceber , através de ideias -base deste projecto, conceitos paralelos que possam aprofundar a interacção com o utilizador – como por exemplo, a partilha em realtime e, de forma Dinâmica, conteúdos (desde dados históricos e fotografias), criação de uma rede social, interacção com realidade aumentada (RA), entre outros.


tags: ,

publicado por palexandre às 22:06

pesquisar neste blog
mais sobre mim

goncalvessilva

lilianavale

palexandre

pedro-charneca

Junho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


arquivos

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post

posts recentes

O motor da aplicação

Mód. TP6 – Testes

Mód. TP6 – Versão Beta

"Não descansaremos enquanto não pusermos o virtUA a crescer"

#1 BASTIDORES: Criação do Pavilhão I

Testes ao projecto Virtua

Jardinagem virtual: Luta contra os bugs!

Informações sobre versão Beta de Virtua

Mód. TP5 – Prototipagem de alta fidelidade (2/2)

Mód. TP5 – Prototipagem de alta fidelidade (1/2)