Briefing
Uma vez que a transformação da proposta do projecto e a sua conversão em briefing exige uma negociação com os orientadores, foi aconselhado ao grupo de trabalho delinear as expectativas da equipa, no que diz respeito ao projecto e seu produto final.
Assim, levando em consideração os estudos identificados, foram identificados os conceitos–chave, a missão, a visão, os objectivos entre outros pontos essenciais para a criação de uma entidade forte, que iremos a apresentar.
Palavras-chave: Representação, Inovação, 3D, Realidade Aumentada, Web, engine, Memória, História, Virtual, Interacção
O projecto UARhere tem como propósito solucionar o problema da dispersão da informação sobre o vasto património arquitectónico da Universidade de Aveiro. Existem poucas alternativas à obtenção da sua informação histórica e, parece que os meios tradicionais – como monografias, revistas e os livros predominam no que diz respeito ao seu suporte.
Face a esta realidade, o projecto baseia-se no desenvolvimento de uma aplicação online que permita a visita virtual pelo Campus estruturada num espaço temporal pré-definido (navegação ao longo do seu historial). O mesmo apresenta como conceito a conservação e partilha da memória colectiva no que concerne o espaço da Universidade – geração de um ambiente atraente, centrado no utilizador (UCD), em que esteja presente a interacção e qualidade.
UARhere visa ser a aplicação mais utilizada e a mais eficiente para a finalidade de conhecer/visitar a Universidade de Aveiro, tendo como target a comunidade académica actual, passada e futura, visitantes do website da UA e estudantes curiosos de Arquitectura ou História. Relativamente a parcerias, estas poderiam ser efectuadas com a Universidade de Aveiro (serviços de Acção Social, Reitoria, Associação de Estudantes), PT, SAPO e Caixa Geral de Depósitos em troca da aposta na Inovação e publicidade virtual, faculdades de arquitectura (aprendizagem), GALP (ligação do projecto com o programa de eficiência energética na UA) e Administração do Porto de Aveiro e Aveiro Digital, a fim do registo digital da história da Universidade.
A equipa de desenvolvimento e controlo projectual apresenta como missão – tornar acessível e de forma apelativa, toda a informação relativa à Universidade e é em detrimento da reunião com o cliente – Universidade de Aveiro que pode referir-se que este tem como expectativas um serviço de qualidade e que, futuramente, possa aliar-se ao programa de eficiência energética da UA. Porém, é o quociente entre o serviço prestado e o serviço esperado que determinam o valor do produto.
Apresentada a missão, é de referir alguns dos valores pelos quais o grupo se rege. A citar:
· Realismo
Pretende-se transpor uma representação do Campus mais próxima da realidade, com qualidade e detalhe.
· Inovação
Procura constante pela novidade e unicidade.
· História
Preservar e respeitar a história.
· Partilha
Simbiose de aprendizagens. Dado que o projecto se insere no contexto educacional e institucional, faz todo o sentido a partilha de conhecimentos, saberes e experiências.
· Flexibilidade
Adaptar-se a várias circunstâncias e situações : novos desafios, novas tecnologias.
· Ambição
Fazer sempre mais e melhor. Aprender com os erros.
· Qualidade
Garantia de qualidade, a todos os níveis e a cada momento
No que diz respeito aos objectivos-chave do projecto, a equipa delineou:
· Construção de uma imagem fidedigna da História do Campus;
· Construção de uma aplicação que permita visitar de forma virtual o campus ao longo do seu historial;
· Levantamento da evolução do Campus;
· Criação de uma oportunidade única de reviver a evolução histórica e arquitectónica da Universidade com recurso a tecnologia de última geração (em constante desenvolvimento), moldável às diferentes plataformas;
Efectuando uma análise SWOT do projecto com vista a atingir os objectivos propostos, pode-se concluir que este apresenta:
· como forças (strengths):
o Inovação tecnológica;
o Ligação à Universidade e proximidade com o público-alvo;
o Facilidade de obtenção de recursos
o Bons conhecimentos do software 3ds Max por parte da equipa bem como conhecimentos em metodologias de implementação e controlo de projectos;
· como fraquezas (weaknesses):
o Poucos conhecimentos do software Unity 3D;
o Desconhecimento ao nível da arquitectura e enquadramento teórico;
o Não correlação entre a complexidade do projecto e as deadlines de entregas;
· como oportunidades (opportunities):
o Proximidade com o público-alvo;
o Possibilidade de integração do projecto na Universidade de Aveiro;
o Atractividade do sector multimédia e potencial crescimento e possibilidade de novos projectos;
· como ameaças (threats):
o Pouca ligação com o exterior/concorrência;
o Inovação constante do software;
o Restrição dos utilizadores do projecto –Web, exige alguma literacia tecnológica;
Por fim, é de referir que existe a possibilidade de conceber , através de ideias -base deste projecto, conceitos paralelos que possam aprofundar a interacção com o utilizador – como por exemplo, a partilha em realtime e, de forma Dinâmica, conteúdos (desde dados históricos e fotografias), criação de uma rede social, interacção com realidade aumentada (RA), entre outros.