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Terça-feira, 10 de Maio de 2011
Implementação: Timeline

A evolução do espaço temporal do Campus de Santiago é um dos conceitos-chave do projecto VirtUA. Como consequência, existe a clara necessidade de segmentar o tempo em intervalos, tendo como critério principal a "regularidade" de construções de departamentos e os seus espaços envolventes, isto é, os intervalos de tempo foram definidos tendo em consideração os anos de inicio de funcionamento de cada departamento, com o objectivo do utilizador verficar, de forma simples e eficaz, a diferença espacial entre os diferentes intervalos presentes na Timeline. Assim, estabeleceram-se 5 intervalos de tempo: 1976-1985; 1986-1993; 1994-2000; 2001-2007; 2008-2011.

 



Fig.1 - Aspecto Geral da Timeline

 

A implementação da timeline prende-se à necessidade de criar uma estrutura, dentro do website, que possibilite ao utilizador escolher o espaço temporal em que pretende navegar. Desta forma, e estando os intervalos de tempo definidos, foi necessário investigar e discutir qual a forma mais eficaz e eficiente de implementar a timeline, tendo sempre como objectivo a satisfação final do utilizador. Foram considerados alguns princípios:

 

- 3 cliques
Pode-se afirmar que é uma das regras mais importantes e fulcrais, que contribui para a maximização da usabilidade. É fundamental que o utilizador não efectue mais de 3 (no máximo, 4 cliques) para encontrar a informação desejada. Está é uma das razões que levou à implementação de "botões" para representar cada intervalo temporal.


- Página Web carregar o ficheiro Unity Player só 1 vez
Factos como computadores com menores capacidades para suportar o player da navegação e fraca ligação de internet são causas que levaram à consideração efectuada a esta regra. Após seleccionar o espaço temporal desejado, o utilizador visualiza a fotografia que caracteriza a época, representada no 'slider' constituinte da timeline, e nessa mesma imagem, tem o link para entrar nessa navegação. Caso queira navegar para outro espaço temporal, o utilizador poderá escolhe-lo, sempre através dos "botões" disponibilizados.
Quando selecciona outro intervalo de tempo, o player do unity fica omitido (através de uma função em javascript), permitindo assim o "não recarregamento do player". è de salientar o facto de quando o espaço temporal é seleccionado, é enviado, através de javascript, um valor, que representará o dito intervalo. Desta forma, o unity poderá interpretar qual o intervalo de tempo que deverá ler e executar.


 

Fig.2 - Navegação virtual implementada na timeline

 

 

- Escolher o espaço temporal sem (re)carregar a página
Como já foi referido, é essencial reduzir ao máximo o carregamento das páginas do website. Tendo a  implementação da timeline com base na biblioteca de javascript (Jquery) existe a dupla vantagem de criar um ambiente de pura navegação e evolução de datas e imagens, através do modo 'slider' que a aplicação possui, e possibilitando esta navegação o não carregamento das páginas, decidiu-se então implementar a timeline desta forma.


- Compatibilidade com maior parte dos browsers
Sendo a timeline construída com base na biblioteca de javascript, Jquery, decidiu-se implementar este tipo de linguagem pelo facto de satisfazer o objectivo da construção da timeline, ao nivel de implemtação técnica, e por ser compatível com os browsers mais utilizados.


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publicado por pedro-charneca às 16:12

editado por lilianavale às 20:47

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