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Domingo, 8 de Maio de 2011
Mais um café literário, sff!

Ao longo do desenvolvimento do projecto virtUA, foi necessário proceder a uma revisão da literatura. Eis que o grupo de trabalho decidiu tornar público alguma da bibliografia consultada:

 

Metodologia Projectual

 

Título: Designing for the Digital Age: How to Create Human-Centered Products and Services

Autor: GOODWIN, Kim

Relevância:

O livro “Designing for the Digital Age” ajudou o grupo a organizar-se enquanto equipa, servindo de um bom auxiliar de orientação nas diferentes etapas do processo metodológico do projecto.

 

Titulo: Multimédia e Tecnologias Interactivas – 2ª edição

Autor: RIBEIRO, Nuno

Relevância: 

O capítulo 7- Projecto Multimédia serviu de complemento à gestão e desenvolvimento de projectos multimédia – quer no design da estrutura da aplicação multimédia, quer no design dos ecrãs da aplicação e interface do utilizador.

 

Titulo: Digital Multimedia

Autor: CHAPMAN, Dr. Nigel, CHAPMAN, Jenny

Relevância: 

Para este projecto, atente-se aos temas 3-D Graphics (Cap. Vector Graphics) e 3-D Animation e Virtual Reality (Cap. Animation). Ao nível dos gráficos 3D, aborda-se toda a concepção e introdução da 3ª dimensão: coordenadas, modelos, curvas, rendering e foto-realismo. Este livro serve, também, de introdução ao nível da animação, realidade virtual e princípios do design.

 

 

Dimensão Técnica - Unity

 

Titulo: Unity 3D  Game Development by Example

Autor: CREIGHTON, Ryan Henson

Relevância: 

Este livro retrata, com exemplos ilustrativos, a construção de skyboxes – da envolvente do Unity, códigos / scripts, câmeras, iluminação e som.

 

Titulo: Unity  Game Development Essentials

Autor: GOLDSTONE, Will

Relevância: 

 Este livro ajuda na edição/construção do terreno no Unity bem como movimentos de câmera, elaboração/design de menus, colisões e testes e finalização do produto final.

 

 

Dimensão Técnica - 3D

 

Titulo: Foundation of 3Ds Max 6

Autor: ROSS, Aron

Relevância: 

Este livro serve de revisão a alguns aspectos introdutórios do 3Ds Max que é consultado para fins de mapeamento e algumas técnicas de modelação.

 


Dimensão Técnica - Web

 

Titulo: Writing for the Internet – A Guide to Real Communication in Virtual Sapce

Autor: BAEHR, Craig, SCHALLER, Bob

Relevância: 

Para o projecto virtUA foi tido em conta a selecção do CMS a utilizar tendo por base as 10 questões presentes no Capítulo 7 – Web 2.0 Technologies (pág. 103) e foram tidos em conta alguns príncipios/dicas, presentes em anexo, de escrita bem como de entrevistas e blogging.

 

 

 

Arquitectura e História da Universidade de Aveiro

 

Titulo: História da Universidade de Aveiro : a construção da memória : 1973-2000

Autor: AMORIM, Inês

Relevância: 

Este livro permite uma abordagem da visão institucional e organizativa da Universidade, recorrendo à interpretação do passado e do património da Universidade de Aveiro.

 

Titulo: Campo de Santiago – Vinte Anos na Construção da Universidade de Aveiro

Autor: Universidade de Aveiro/Fundação João Jacinto de Magalhães

Relevância:

Titulo: Universidade de Aveiro, Trinta Anos de Arquitectura

Autor: ARROTEIA, Jorge; PORTAS, Nuno, TOUSSAINT, Michel

Relevância:

Titulo: Roteiro Campus da Universidade de Aveiro

Autor: ROSA, Walter

Relevância: 

Estes três livros assumiram um papel fundamental no levantamento fotográfico e de informações históricas e de carácter patrimonial do Campus da Universidade de Aveiro.

 

Conceito

 

Título: Virtual Immersive and 3D Learning Spaces – Emerging Technologies and Trends

Autor: Hai-Jew,Shalin

Relevância:

Este livro retrata os ambientes online e virtuais que geram a colaboração em ambientes de aprendizagem. Nele encontra-se presente os desafios que emergem nos cenários de aprendizagem, a interacção social e a performance dos ambientes virtuais.

 


 

Outros

 

Titulo: Writing at University – a guide for students: 2nd edition

Autor: CREME, Phillis; LEA, R. Mary 

Relevância: 

Apesar de este livro orientar o grupo, também, para outras unidades curriculares, é utilizado para Projecto a fim de melhorar algumas técnicas de pensar a escrita de artigos. Não é um livro que aborda em profundidade as questões formais da escrita mas sim actos cognitivos que fazem com que se facilite a expressão e o entendimento dos leitores.

 

É de referir que se encontra apenas alguma da bibliografia seleccionada e que nem toda abrangeu o mesmo grau de profundidade. É interessante verificar a construção de espaços 3D e a sua emergência em Universidades virtuais, porém, devido ao estudo que é exigido para corresponder aos desafios dos trabalhos das teóricas e teórico-práticas das outras unidades curriculares cujas temáticas são diferentes, tal não é possível esse aprofundamento.


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publicado por lilianavale às 16:20

editado por pedro-charneca às 19:13

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