Sexta-feira, 29 de Abril de 2011
O projecto virtUA exige um estudo intensivo de toda a documentação, a fim de proceder à representação do Campus de Santiago, de forma fidedigna. Como tal, um dos documentos resultantes desse estudo, com vista a ajudar o grupo na organização dos dados recolhido, foi a timeline (linha temporal da evolução do campus, recorrendo a informação, documentos e imagens obtidas).
A timeline criada pelo grupo virtUA divide-se em quatro grandes períodos.
- O primeiro período corresponde aos finais da década de 70 e inícios da década de 80, em que se destacam as primeiras construções da Universidade de Aveiro. É de sublinhar a construção do Pavilhão I, pré-fabricado em 1976 e o Pavilhão II, actualmente Departamento de Línguas e Culturas, construído em 1979. Outra das construções feitas neste período foi a Antiga Reitoria - actualmente a Escola Superior de Saúde / Secção Autónoma de Ciências da Saúde, inaugurada em 1980.
- O segundo período remete para o intervalo compreendido entre 1985 e 1989, meados da década de 80. Em 1985, temos construções como o CIFOP, a Zona Técnica central e serviços de Acção Social. Mais tarde, em 1988, é construído o Departamento de Engenharia Cerâmica e vidro e é em 1989, que se assiste ao alargamento do Campus Universitário com mais três departamentos: Departamento de Matemática, Electrónica e Telecomunicações e Biologia.
- O terceiro período é identificado na década de 90 com um aumento significativo - construção de mais nove departamentos do Campus Universitário. Entre estas construções, destacam-se o Departamento de Geociências, o Pavilhão Aristides Hall, o Departamento de Engenharia Mecânica, Departamento de Comunicação e Arte, entre outros.
- Por fim, o quarto período de 1999 a 2000 eleva-se com construções como Cantinas do Crasto, Casa de Estudante, Edifício Central da Reitoria, Departamento de Engenharia Civil e a Ponte Pedonal, uma ligação para a zona do Crasto.
Esta informação faz parte da pesquisa que o grupo tem efectuado ao longo do semestre, através de um longo processo de confrontação de dados. Uma das fontes de maior relevância para estas pesquisas é o livro “Roteiro - Campus da Universidade de Aveiro” de Walter Rosa.

Fig.1 - Timeline com a evolução temporal do Campus de Santiago
ver no dipity
publicado por
palexandre às 16:29
editado por pedro-charneca às 20:09

