O logotipo da marca virtUA assenta na representação dos tijolos, que se encontram presentes nos diversos edifícios do Campus de Santiago (ao estilo anglo-saxónico), e igualmente na representação volumétrica patente na maior parte dos departamentos.
A evolução do logotipo respeita a relação entre a virtualidade e memória, conseguida através da simplificação e da perspectiva de visualização icónica. Pensou-se na utilização de diferentes perspectivas, porém, nem todas transmitiam a imagem de continuidade e série, sendo necessário a sua simplificação.
A continuidade e série de blocos transmitida pelo ícone nasce das diferentes perspectivas de visualização e simplificação do mesmo. A equipa procedeu à simplificação da forma do logótipo, não assumindo tanto como contorno.
O lettering é constituído por virtUA e culmina no destaque da Universidade de Aveiro - UA. Este será sempre utilizado isoladamente, aquando a dimensão do logo for inferior às dimensões mínimas estabelecidas.
Escala do Logótipo
O logotipo deverá respeitar a dimensão mínima da marca e o nome do projecto, de modo a não comprometer a sua legibilidade. Caso não seja possível a dimensão mínima, dever-se-á utilizar, apenas, o lettering.
Com vista a preservar a boa leitura do logótipo foi definida uma área de segurança à sua volta.
Estudos tipográfico
A fonte utilizada na marca virtUA, e em toda a extensão do projecto, é a fonte Lato. A Lato é um tipo de letra não serifado, humanista, open-source e que faz parte do directório das fontes da google.
Foi criada pelo designer Lukasz Dziedzic e significa Verão em polaco. No que concerne as características do tipo de letra – as proporções clássicas (particularmente visíveis em letra maiúscula), a harmonia e elegância, a originalidade e desenho recente, a transmissão de sensações quentes e a estrutura forte, reforçam a estabilidade e seriedade que a marca virtUA deseja imprimir.